Vem chegando o verão
O calor no coração
Essa magia colorida
Coisas da vida...Marina Lima
Mas nesse verão de 2019 as temperaturas estão mais altas que o normal, pra se ter uma ideia, há poucos dias a cidade de Porto Alegre (aonde mora essa pessoa que vos escreve) apresentou a temperatura mais alta de todas as capitais brasileiras.
Porto Alegre chegou na casa dos 42,7°C, é um número impressionante, a capital mais meridional do país, com temperatura mais alta que Rio de Janeiro, Cuiabá, Salvador, Natal, Manaus....
Antigamente seria difícil acreditar numa temperatura tão alta por aqui, verão pra nós aqui do sul sempre foi com temperatura máxima de 27°C.
Efeito estufa, aquecimento global, El Niño, La Niña, eu não sei o motivo pelo qual, mas eu e você sabemos que um dia muito quente altera nosso humor, metabolismo, vontade, disposição.
Praia, mar, rio, lagoa e piscina amenizam a sensação de calor, mas pra quem trabalha nos meses de janeiro e fevereiro (enquanto a maioria está em férias), o que resta é a nossa selva de concreto e aço.
Num dia quente tudo que você quer é chegar em casa, tomar um banho refrescante, colocar uma roupa bem leve e ficar de cara pro ventilador, bebendo uma água bem gelada (ou outras bebidas, fica a seu critério).
Os nossos amigos de quatro também sentem e sofrem muito com esse calor, e assim como gostamos de uma ducha refrescante para aliviar o dia, os cães também apreciam um bom banho.
-Refrescar e aliviar o calor
-Eliminar detritos de poeira acumulados na pelagem (poluição)
-Retirar o excesso de gordura do corpo
Algumas pessoas levam o cachorro para tomar banho na petshop, e já aproveitam para tosar o pelo, outras preferem economizar e dar banho em casa mesmo.
Independente se você leva na pet ou prefere dar banho na sua casa, vamos deixar uma ajudinha extra para seu cão não sofrer com esse calor.
Após a terceira dose da vacina, seu filhotinho está pronto para encarar a água e o sabão. Se a opção for um petshop, espere até que ele tenha tomado a vacina da raiva e da gripe.
Se o seu filhote ainda não está pronto e é um "taz-mania" que apronta, faz bagunça e ainda se suja todinho, faça o seguinte:
Pegue água morna, vinagre e álcool, misture em partes iguais. Molhe um pano com a solução e limpe o filhote, após seque-o
Antes de você dar o primeiro passo, vamos ao Kit Banho que todo cão deve ter:
-Shampoo específico ou indicado pelo veterinário.
-Condicionador (para cães, é claro)
-Cortador de Unhas
-Pente para desembaraçar a pelagem
-Toalha (se tiver muito pelo, pode usar um secador)
-Perfume específico para animais (caso o seu cão seja muito vaidoso)
Passo 1: Antes de começar o banho, é importante proteger o ouvido do animal para evitar otites. Coloque chumaços de algodão para evitar a passagem da água.
Passo 2: Escove muito bem o animal. Caso existam nós, tente removê-los com um pente especial. Cuidado para não puxar os nós excessivamente, isso pode machucar a pele do cão. Os nós mais difíceis devem ser deixados para depois do condicionador.
Passo 3: Corte as unhas do seu amigo. Mas só faça isso se souber muito bem como, caso contrário, desista da idéia.
Passo 4: Verifique a temperatura da água. Comece molhando a cabeça e o pescoço. Depois passe o shampoo, ensaboe quantas vezes forem necessárias até que a água saia limpa. Enxágue bem e use o condicionador, principalmente nas franjas e nós. Enxágue novamente.
Passo 5: Depois de secar bem o animal com a toalha, seque a pelagem com o secador (ou a toalha). Não use o secador muito quente ou próximo à pele do animal para não causar queimaduras! Não esqueça de secar as patas e entre os dedos. A umidade favorece o aparecimento de fungos desagradáveis.
Passo 6: Para finalizar, passe um perfume específico para animais, evitando a região do focinho.
Com essas dicas você vai refrescar o seu cão nos dias quentes de verão, além deixá-lo limpo e cheiroso.
Deixe seu comentário, contando pra gente como é o banho do seu cachorro aí na sua casa!